quarta-feira, 22 de outubro de 2014

SOFTWARE GCOMPRIS: UM RECURSO EFICIENTE NO ENSINO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO INFANTIL RUTH ROCHA
Professor: Reginaldo Lima








SOFTWARE GCOMPRIS: UM RECURSO EFICIENTE NO ENSINO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Plano de aula planejado para ser executado no Laboratório de Informática com as turmas de Educação Infantil do NEI Ruth Rocha, ministrado pelo professor Reginaldo Lima.





Marabá-Pará / 2014
  1. INTRODUÇÃO


Este Plano de Aula aborda a apresentação de material que trate do potencial da tecnologia e da informática educativa no âmbito da educação infantil, nas turmas de maternal, Jardim I e II, sendo dada especial atenção ao manuseio do software GCompris.

O que é o GCompris?



O GCompris é um programa educativo de código aberto, disponível sob a licença GNU General Public License, que foi lançado em 2000 pelo engenheiro de software francês Bruno Coudoin. É composto por 107 atividades lúdicas, dirigido às crianças entre os 2 e 10 anos de idade.
As versões para Linux e Mac OS X são gratuitas. A versão para Windows existe em duas modalidades, uma gratuita em crippleware a qual permite utilizar apenas algumas das atividades, e outra que custa 20€ com todas as atividades disponíveis. Segundo o autor, as restrições da versão gratuita para Windows e a versão paga visam incentivar a utilização do GNU/Linux.
Desde o seu lançamento, o programa contou com a participação voluntária de outros programadores, tradutores e do feedback de professores.
Em 24 de Maio de 2003 venceu na categoria "programas educativos" no concurso internacional de programas livres.
Nesse sentido, busco aqui oportunizar aos educandos da Educação Infantil do NEI Ruth Rocha, o acesso a esta ferramenta educativa tão útil em nosso fazer pedagógico.




  1. OBJETIVOS

    1. Objetivo Geral

Oferecer aos educandos o acesso no laboratório de informática ao Gcompris, utilizando todos os seus recursos disponíveis.
    1. Objetivos Específicos
  • Fazer apresentação da área de trabalho do software GCompris;
  • Trabalhar atividades que permitam explorar os recursos disponibilizados pelo software;
  • Levar os educandos a interagirem entre si no momento da manipulação das ferramentas educativas do Gcompris.




  1. JUSTIFICATIVA


Esta atividade se faz necessária pela necessidade no âmbito escolar, principalmente na educação infantil em usar a tecnologia existente na escola para auxiliar no processo ensino-aprendizagem. Os ambientes informatizados apresentam-se como ferramentas de grande potencial frente aos obstáculos inerentes ao processo de aprendizagem, pois segundo (Papert, 1988) é a possibilidade de "mudar os limites entre o concreto e o formal" Ou ainda segundo Hebenstreint (1987), que diz: “o computador permite criar um novo tipo de objeto - os objetos ‘concreto-abstratos’. Concretos porque existem na tela do computador e podem ser manipulados; abstratos por se tratarem de realizações feitas a partir de construções mentais.”

Essa é uma grande dificuldade encontrada pelos professores de hoje, fazer com que o aluno estabeleça uma ligação entre o concreto e o abstrato. Por isso a importância da tecnologia no fazer pedagógico. 

A seguir vemos algumas fotos do momento da execução da aula:




 







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