NÚCLEO
DE EDUCAÇÃO INFANTIL RUTH ROCHA
Professor:
Reginaldo Lima
SOFTWARE
GCOMPRIS: UM RECURSO EFICIENTE NO ENSINO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Plano de aula planejado para ser executado no
Laboratório de Informática com as turmas de Educação Infantil do
NEI Ruth Rocha, ministrado pelo professor Reginaldo Lima.
Marabá-Pará
/ 2014
- INTRODUÇÃO
Este Plano de Aula aborda a apresentação de material que trate do
potencial da tecnologia e da informática educativa no âmbito da
educação infantil, nas turmas de maternal, Jardim I e II, sendo
dada especial atenção ao manuseio do software GCompris.
O que é o GCompris?
O
GCompris
é um programa
educativo
de código
aberto,
disponível sob a licença GNU
General Public License,
que foi lançado em 2000 pelo engenheiro
de software
francês Bruno Coudoin. É composto por 107 atividades lúdicas,
dirigido às crianças entre os 2 e 10 anos de idade.
As
versões para Linux
e Mac
OS X
são gratuitas. A versão para Windows existe em duas modalidades,
uma gratuita em crippleware
a qual permite utilizar apenas algumas das atividades, e outra que
custa 20€ com todas as atividades disponíveis. Segundo o autor, as
restrições da versão gratuita para Windows e a versão paga visam
incentivar a utilização do GNU/Linux.
Desde
o seu lançamento, o programa contou com a participação voluntária
de outros programadores, tradutores e do feedback
de professores.
Em 24 de Maio de 2003 venceu na categoria
"programas educativos" no concurso internacional de
programas livres.
Nesse sentido, busco aqui oportunizar aos educandos da Educação
Infantil do NEI Ruth Rocha, o acesso a esta ferramenta educativa tão
útil em nosso fazer pedagógico.
- OBJETIVOS
- Objetivo Geral
Oferecer aos educandos o acesso no laboratório de informática ao
Gcompris, utilizando todos os seus recursos disponíveis.
- Objetivos Específicos
- Fazer apresentação da área de trabalho do software GCompris;
- Trabalhar atividades que permitam explorar os recursos disponibilizados pelo software;
- Levar os educandos a interagirem entre si no momento da manipulação das ferramentas educativas do Gcompris.
- JUSTIFICATIVA
Esta atividade se faz necessária pela necessidade no âmbito
escolar, principalmente na educação infantil em usar a tecnologia
existente na escola para auxiliar no processo ensino-aprendizagem. Os
ambientes informatizados apresentam-se como ferramentas de grande
potencial frente aos obstáculos inerentes ao processo de
aprendizagem, pois segundo (Papert, 1988) é a possibilidade de
"mudar os limites entre o concreto e o formal" Ou
ainda segundo Hebenstreint (1987), que diz: “o computador
permite criar um novo tipo de objeto - os objetos
‘concreto-abstratos’. Concretos porque existem na tela do
computador e podem ser manipulados; abstratos por se tratarem de
realizações feitas a partir de construções mentais.”
Essa é uma grande dificuldade encontrada pelos professores de hoje,
fazer com que o aluno estabeleça uma ligação entre o concreto e o
abstrato. Por isso a importância da tecnologia no fazer pedagógico.
A seguir vemos algumas fotos do momento da execução da aula:
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